A beleza Italiana
Vamos começar uma série sobre a beleza ao redor do mundo, iniciando com a beleza da mulher italiana! Inclusive, me deixa aqui nos comentários, qual beleza você quer que eu fale mais!
Há alguns anos, tive a oportunidade de visitar a Itália, aliás uma das viagens mais inesquecíveis da minha vida, e pude ver de perto o quão lindas são as italianas!
Aliás, quando penso na mulher italiana, acabo sempre me lembrando de Sophia Loren, uma atriz lindíssima que começou sua carreira na década de 1960. Ela foi considerada a mulher italiana mais sexy e, uma belíssima Dramática Suave, por sinal! Se você não faz idéia do que isso significa, temos alguns posts que explicam mais sobre as identidades corporais.
A Itália é conhecida mundialmente por sua gastronomia, cultura milenar e belas mulheres italianas. O fato de Gina Lollobrigida estrelar o filme “A Mulher Mais Bonita do Mundo” fala por si. A atriz italiana de identidade Romântica, tinha cinturinha de pilão, sobrancelhas marcantes, olhos expressivos, uma beleza estonteante. A atriz foi reconhecida como o padrão de beleza de sua época.
Os estereótipos hoje na Itália são transmitidos pela tv e publicidade, mídia, como em todos os lugares. Mas, creio que o primeiro estereótipo que vem na cabeça da maiorias das pessoas é Monica Bellucci, outra belíssima Dramática Suave, com seios fartos, sensual e cabelos escuros, ela é uma das primeiras imagens que o Google oferece quando você procura por “donna italiana” (mulher italiana). Por ser uma das mais famosas e mais sensuais mulheres italianas, ela virou o centro das atenções para marcas famosas como Christian Dior e Dolce & Gabbana, por exemplo.
A mulher italiana é considerada por muitos como a mais bela do mundo, é vista como elegante, sociável e com um senso de estilo único, é uma mulher que cuida do seu corpo, mas, no geral, não é aquela mulher viciada em academia para ter um corpo malhado, porque ela acha mais bonito a curva de um corpo esbelto, esguio e com curvas naturais.
O ideal de beleza entre as italianas é ter bastante seio, pouco bumbum, pernas bem torneadas e cabelos compridos, de preferência com mechas loiras. Os homens preferem curvas, mas as italianas querem ser bem magras. Esse estereótipo empurra as mulheres para as cirurgias plásticas.
Não são altas geralmente, a média entre mulheres é de 1,63m, então a altura também é supervalorizada entre elas. Acreditem ou não, há até um ditado por lá que diz ‘mezza altezza, mezza bellezza’ (traduzindo meio alta, meio bela).
Seus cabelos e peles são sempre hidratados. A pele geralmente é bronzeada, sempre muito bem cuidada. Aliás, um segredo dessas mulheres é usar o azeite tanto para hidratar os cabelos como para hidratar a pele. O azeite, para quem não sabe, tem propriedades benéficas não só para hidratar, mas também é muito rico em vitamina E. Com suas formas femininas, um ar de sensualidade diria que original dessa mulher, o cabelo tem aquele ar levemente despenteado (propositalmente), o que dá um ar chique e é super copiado pelo mundo.
Nas ruas de Roma ou Milão, é raro ver uma mulher sem óculos de sol, e geralmente elas mantêm a maquiagem dos olhos mais clássica, atemporal, muito raro ver aquelas makes super dramáticas como as americanas e brasileiras, por exemplo. Elas amam uma máscara de cílios e a boca mais bold.
As italianas não seguem tendências, mas reinventam os clássicos, estampas de listras, poás, calças capri e básicas de qualidade e muita atitude! Mas, ao lado de toda essa beleza externa, um conceito que me encanta a respeito da mulher italiana é a “bella figura”.
A Bella Figura envolve saber interagir graciosamente com os outros em situações sociais, como nunca se referir a alguém pelo pronome informal (tu) quando você deveria ter usado o formal (Lei), não comer ou beber andando, o vendedor embalar suas compras com cuidado, enfim, todos aqueles detalhes que em parte chamamos de boas maneiras.
Mas o conceito também tem a ver com como você se apresenta ao mundo. Roupas jamais amassadas, por exemplo, chinelo só é aceitável na praia, roupa de academia pela rua, jamais, e verão é época de usar calça soltinha de linho e vestidos leves de algodão. É claro, nem toda italiana pensa assim…
Mas esse é um ponto interessante que italianas e francesas compartilham, elas sabem o poder de uma roupa bem cortada, de qualidade e que vista, abrace as formas de seus corpos! Acho que essa é uma grande razão por serem vistas como mulheres tão bem vestidas. Além de conhecer e entender sobre qualidade, a italiana sabe construir um look usando pequenos truques que fazem a diferença!
Peça de corte clássico - como uma camisa bem cortada, provavelmente com botões largamente abertos e mangas dobradas ou uma saia lápis de couro, por exemplo.
Uma statement piece - Uma peça escolhida a dedo para elevar aquele look! Pode ser um brinco cheio de personalidade, como grandes argolas ou um lenço estampado que pode ir da bolsa ao pescoço no mesmo dia, dependendo onde ela está!
Salto - mesmo que seja um saltinho mais baixo, mulheres italianas fazem questão de usar saltos, mesmo se estão andando pelas calçadas as italianas “raiz”, acreditam no poder da feminilidade que o salto alto possui e não abrem mão dele.
Não se deixe enganar! A Bella Figura nada tem a ver com um corpo perfeito, tem a ver com a atitude que faz com que as mulheres italianas pareçam tão confiantes e bonitas. Trata-se de emanar elegância sem arrogância, ser atraente, mas não vaidosa, ter boa educação, mas permanecer acessível. Estes ajustes sutis na sua atitude, mas, como eu sempre falo, a elegância mora na simplicidade!
Sophia Loren disse: “A Beleza é como se sente por dentro, e isso reflete-se nos seus olhos” - por isso não o simule com maquiagem, viva apenas uma vida maravilhosa!
Espero que tenha gostado desse post, se você quer que eu continue trazendo mais sobre esse tema, deixe-me saber mais nos comentários! Até o próximo!