Renata Meins - Com Renata Meins

Chique ou elegante?

Chique ou elegante?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Quero saber: você sabe a diferença entre ser chique e elegante? Afinal, é a mesma coisa ou não é? Será que você é chique? Elegante? Os dois ou nenhuma das alternativas? Vamos descobrir!

Quero saber: você sabe a diferença entre ser chique e elegante? Afinal, é a mesma coisa ou não é? Será que você é chique? Elegante? Os dois ou nenhuma das alternativas? Vamos descobrir!


Você pode estar confusa com essa questão, afinal, existem várias definições por aí, então, sem fazer grande mistério, já começo te respondendo: não, a definição de chique e elegante  não são a mesma coisa, e quero te dizer exatamente as diferenças, para que você possa continuar sua jornada em busca de ambas.


Pensando nesse conteúdo, lembrei de dois livros: “O Essencial”, da Costanza Pascolato, e “Chic”, da Gloria Kalil. Os dois têm como tema a moda, mas se pensarmos no conteúdo do primeiro, se baseia em uma frase: “As modas passam, mas a elegância fica.”. Já o título de Glória trata de construir um estilo pessoal. Mas arremata ensinando a “ser chic sem ser esnobe, com pouco dinheiro e juntando o melhor da aparência com o melhor do conteúdo”. Interessante, não é?


Todas as vezes que falamos sobre algo do tipo, gosto de começar pelo básico! Vamos ver o que o dicionário diz 


Chique. Substantivo ou Adjetivo. 

 que se veste com apuro e bom gosto e se destaca pela elegância e ausência de afetação.
que se caracteriza pelo requinte, glamour e charme.
Elegância. substantivo feminino

 disposição marcada pela harmonia e leveza nas formas, proporção das partes e no movimento; donaire, garbo, graça.
manifestação de gosto na opção do vestuário e na maneira requintada e discreta de usá-lo; bom gosto.
Embora possa haver uma área cinzenta entre os dois termos, gosto de diferenciar claramente chique e elegância.


Ser chique, não é sobre ter roupas de grifes para exibir, muito menos tem a ver com tendências, ou estar na moda. Seria mais como saber o que vestir para cada ocasião, como compor as roupas, seus acessórios, o que fazer e o que não fazer em relação a vestimenta. Diz respeito a estilo e saber quais peças valorizam nossa silhueta, sobre linhas simples em nossas roupas, a qualidade delas, bons cortes e também sobre peças clássicas que amamos e usamos por anos. 


Um tipo de mulher extremamente chique no vestir é a mulher francesa. Inclusive estou pensando em trazer uma série da estética de vestimenta das mulheres de vários países, se gostarem da idéia, comentem aqui pra eu saber!

 

Mas voltando…


Algo muito interessante que descobri é que, na França, por exemplo, as mulheres usam a expressão ‘avoir du chic’ (se lê “avuá du chic”), que significa ser chique, vestir-se chique, e para isso você precisa saber que, em Francês, chique significa vestir-se bem. É muito difícil ver mulheres francesas usando jeans rasgados, porque roupas rasgadas não são chiques!


Chique envolve eufemismo e simplicidade. É sobre ser simples, e continuando com o nosso exemplo das mulheres francesas, essa é a forma com a qual elas descrevem as peças que compram, dizendo “acabei de comprar esse vestidinho adorável, é muito simples!”.


Ou seja, entendemos que a simplicidade é chique, e a vestimenta tem como intuito ajudar a complementar a beleza da mulher que veste as roupas, e não o contrário! A mulher não fica em segundo plano! E, se você é ou foi minha aluna do CHIC, já sabe dessas duas frases que repito sempre: “harmonia é repetição”, e “a elegância mora na simplicidade”.  Toda a nossa busca em descobrir nossa identidade corporal e personalidade de estilo é para que o uso das nossas melhores linhas, melhores cores e formas revele-se na simplicidade e nos faça brilhar em nossa melhor versão.


Coco Chanel disse uma frase que ilustra esse raciocínio: “Vista-se mal e eles se lembrarão do vestido; vista-se impecavelmente e eles se lembrarão da mulher.”


Então, em poucas palavras, chique é sobre o exterior, como uma mulher se apresenta com suas roupas, com seu estilo, maquiagem e acessórios.


E a elegância?


A elegância é como vestimos nossas roupas, e como esse corpo que carrega as roupas se comporta! É sobre como falamos, como andamos e como agimos em público, é toda uma atitude. Você pode estar bem vestida, mas se não tiver respeito, bons modos,  viver emburrada e xingando por aí…  a última coisa que vai transmitir é elegância. A elegância é o oposto da vulgaridade. É uma atitude que mantém um pouco de nós sempre por descobrir, que mantém um pouco de mistério.


A verdadeira elegância não é sobre sua riqueza, seu status de celebridade ou status social. 

Elegância é sobre respeito que você demonstra através da sua vestimenta, atitude, comportamento. 


Mas sem deixar a aparência de lado, é fato que além de todos esses atributos, pessoas bonitas são consideradas mais inteligentes, mais bem-sucedidas, mais capazes e mais ricas. Isso vem dos tempos antigos, quando pessoas de alto escalão tinham acesso a melhores alimentos e melhores cuidados de saúde e, portanto, eram mais bonitas, porque eram mais bem cuidadas!


Você já reparou que quando uma pessoa exala elegância, ela se torna extremamente bela? Elegância é sobre a própria pessoa, o interior dela, quem ela é consigo mesmo, com os outros e o seu comportamento. O que define a verdadeira elegância são as qualidades e os valores da pessoa, como auto-respeito e respeito pelos outros, compaixão, humildade, bondade, cuidar de si mesmo e de outras pessoas ao seu redor. 


Aí reside a diferença entre chique e elegância: o chique está mais do lado de fora enquanto a elegância está no interior da pessoa. E o que buscamos aqui, com certeza, vai muito além de uma aparência arrumada, mas sim, mulheres de verdadeiro valor!


Meu curso, embora chame Chic, sua sigla significa Curadoria Humana de Identidade e Comportamento e aborda aprofundada e igualmente o interno e externo.

 

Espero que tenha gostado e que tenha te ajudado a esclarecer e entender o porquê da verdadeira elegância ser muito, mas muito além da futilidade que muitos pensam ser: como dizia Audrey  “Elegância é a única beleza que nunca passa” - Audrey Hepburn.


Um beijo e te vejo no próximo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter