Clean Girl “mode on”: passos para atingir o look
Pois é, ó tiktok, hoje é um indicador para o que está em alta e aliás, se você não sabe, tenho um novo canal por lá, me rendi depois de tanto tempo, mas enfim, mais um lugar pra nos encontrarmos, então aproveita pra me acompanhar no @remeins!
Não é novidade para ninguém que o Tik Tok é um dos maiores disseminadores de tendências da atualidade, e o mais recente é o sucesso da hashtag ‘clean girl look’, com milhões de curtidas e visualizações. Plataformas como o Pinterest também estão recheadas de inspiração com essa estética!
E essa é uma tendência que abrange tudo, desde maquiagem, looks, se estendendo até pra decoração da da casa e quase um estilo de vida eu diria. E você, com certeza, ainda que não saiba o nome, já se deparou com essa estética.
Sabe aquela garota que tem a pele super fresh, cabelo sempre impecável geralmente lambido e preso, mas pode estar solto também, mas enfim, ela bebe exclusivamente matcha e chai latte e parece que tem sua vida totalmente organizada? Clean ? É por aí! Até onde se sabe, a estética foi inspirada em Bella Hadid e Hailey Bieber, que parecem incorporar todos os elementos de uma clean girl.
Essa é mais uma tendência que nasceu com a pandemia e o isolamento social, na busca da valorização do natural e uma rotina de skincare, priorizando aquela pele de porcelana e com maquiagens minimalistas, utilizando produtos que realçam o brilho, aquela pele glowy. Levemente bronzeada, lábios reluzentes e as sobrancelhas estilo “emplumada”, pra cima, unhas geralmente não tem nada de mínimo, são geralmente imensa. E depois do reinado de mais de 10 anos de maquiagens super produzidas nas redes sociais, o momento pedia algo que envolvesse mais cuidados com a pele e uma maquiagem muito menos pesada.
E embora tenha começado como apenas um “visual” na rede social, aos poucos ganhou espaço com inúmeros tutoriais desse “estilo de vida'', divulgando a preferência pela prática de exercícios, ambientes bem decorados e alimentação saudável.
A rotina que vemos nos milhares de vídeos que carregam a hashtag envolve acordar cedo, fazer uma sessão de ioga, depois tomar um matcha, tomar um banho lento e escolher seu look favorito do seu guarda-roupa cápsula, adornado com jóias de ouro, e a rotina de maquiagem.
Os principais produtos que aparecem repetidamente nos tutoriais de maquiagem incluem o Flawless Filter da Charlotte Tilbury, o óleo labial Dior e o blush da Rare Beauty.
Se você me acompanha há mais tempo, ou foi minha aluna no MUA, já deve ter me escutado dizer isso, o segredo de uma make natural, está muito ligado à textura dos produtos utilizados, e para alcançar esse look, é legal focar mais em textura cremosa, seja no blush, iluminador, sempre muito sutis. Os lábios menos precisos, contornados e mais esfumados e finalizados com um gloss.
O visual do cabelo parece ser muito semelhante ao coque que Bella Hadid costuma usar, basicamente um coque penteado para trás, sem nenhum cabelo fora do lugar. No estilo gel mesmo .
Esse cabelo partido no meio, com coque bem apertado e rente à raiz talvez seja o elemento que encabeçou toda essa leitura estética. É um penteado muito utilizado tanto por mulheres com fios cacheados e crespos, quanto lisos. Outras variações do penteado também estão super em alta, como é o caso do rabo de cavalo com efeito molhado na raiz, e o coque preso com piranha.
Agora, quando falamos de looks, são visuais compostos por peças que são ao mesmo tempo confortáveis e sofisticadas.
Eu descreveria esse estilo como um "polido desconstruído” A Garota Limpa é sempre sofisticada, mas consegue isso de uma maneira descolada, aquela abordagem "menos é mais".
A construção desse guarda roupa vem com peças chaves como uma regata branca, camiseta preta, camiseta cinza com gola careca e um bom par de jeans ou de alfaiataria com corte reto. Ou até mais baggy nunca skinny, vemos muito o corte estilo mommy. Muitas vezes a gente vê nessa estética a combinação de uma peça esportiva com algo mais formal, como um blazer, mas o blazer, por exemplo, não tem um corte clássico, mais fitted, e sim oversized, ou tênis e jeans com cardigãs de cashmere.
Para os acessórios, seguindo a vibe despretensiosa e clean a gente vê brincos de argola, que por sinal ornam muito bem com os famosos coques, além de correntinhas e mix de anéis com pouca ou nenhuma pedraria. Outro elemento que aparece com frequência são os óculos de lente pequena com pegada vintage, e as bolsas em suas versões mais clássicas.
Para cheirar com uma garota limpa, seu cheiro também é um passo vital para incorporar essa estética, o perfume deve traduzir a tendência, sendo fresco, e natural. Nada daquele perfume que entra antes de você em um ambiente, esqueça os perfumes pesados! O que você busca é deixar aquele leve toque quando você mexe no cabelo ou passa por alguém, o tipo de cheiro que deixa as pessoas pensando "uau, ela cheira tão limpa". Existem dois aromas de destaque: Replica Bubble Bath Eau de Toilette, da Maison Margiela e Chance Eau Tendre Eau De Parfum, da Chanel.
Mas é claro que nem tudo é glamour no mundo das trends, porque nem tudo é pra todo mundo. E esse é o “meu problema com tendências” ela não olha o indivíduo e se o indivíduo não se olhar corre o risco de passar vergonha.
Quando falamos nessa estética, não posso deixar de pensar nisso! Peças oversized são para todas? Não, não são! Para quem me acompanha aqui, falamos sobre as identidades corporais e como o conhecimento sobre elas nos ajuda a replicar a nossa própria harmonia para conseguir nossa melhor imagem. Dito isso, não são todas as identidades corporais que , não digo nem que ficarão harmônicas, porque é difícil passar harmonia com um oversized, mas de fato vão segurar aquela produção.
Imagine uma mulher bem pequena, miudinha mesmo, com um blazer imenso, ele com certeza vai engolir a moça! É fácil entender porque uma representante da família Natural como Hailey influência uma grande massa porque ela tem uma grande linha alongada. Mas eu falo identidade corporal nem sempre é sobre bonito e feio, muito menos quando estamos falando de uma mulher tão bonita, mas sim sobre o que funciona melhor, o que faz a pessoa brilhar Note a diferença dela com esse cabelo repuxado e esticado, grudado na cabeça, e quando ela o usa com mais movimento:
Veja GKai replicando esse estilo, a margem de tolerância para determinadas identidades do que funciona ou não vai depender de uma série de fatores, como linha alongada, que representa a essência masculina.
Gente, a menina é linda, é daquele tipo de beleza que é até difícil dizer o que está errado! Mas não precisa ser expert no assunto para perceber o como ela brilha mais, não é? Sua identidade permite que ela use peças com mais movimento, mais casuais, e que brilhe nessa estrutura, o que não vai acontecer para todas.
E isso que só falei das peças oversized heim… e que só relacionei à identidade corporal!
Mas, e se eu for além, e falar de estilo? Essa tendência tem a ver com o seu estilo?
A definição de tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma. E eu te pergunto: o que te leva a seguir essa tendência? O Clean Girl ultrapassou os limites de uma estética nos looks, maquiagens e cabelos, e avançou para um estilo de vida que chega até na decoração das casas, no que se bebe e come. E gente, nada, nada contra a uma alimentação saudável, muito pelo contrário! Mas não tem como eu não parar pra refletir!
Até que ponto a inspiração sobrepõe sua identidade?
Uma coisa é se inspirar em alguma coisa, outra é tentar reproduzir na íntegra, mudando completamente a sua essência, apenas para ser uma coisa que você não é, e que você sequer sabe se deseja mesmo ser!
Porque se surgir uma outra tendência ano que vem, ela pode encher seus olhos e te fazer ir nesse caminho totalmente oposto e tudo bem, somos seres mutáveis, mas entender nossas mudanças faz muita diferença!
Se você me acompanha sabe que, mesmo nessa confusão que é a internet por muitas vezes, ainda há solução, como sempre digo, busque conhecimento e informação! Se questione e compreenda, para essa ou qualquer outra tendência, saiba o que serve ou não para a sua vida, e como sempre repito para as minhas alunas no CHIC, não entre em caixinhas, o conhecimento serve para te libertar e não aprisionar.
Aqui, a mesma coisa, o ‘clean girl look’ não deve ser sobre uma pele perfeita e sedosa, ou sobre o sofá da Kim Kardashian ou mesmo o blazer oversized das Haddid, mas, quem sabe, uma boa inspiração sobre abraçar e valorizar seu visual mais harmônico e uma vida mais saudável.
Conta pra mim nos comentários o que você acha dessa estética, se tem algo que você incorporaria em sua vida!
Beijos e até o próximo.