Como amar seu guarda-roupa e parar de jogar dinheiro fora
O post de hoje vai ser perfeito para você, que sempre está atrás de “mais só uma pecinha de roupa”... Continue lendo...
O post de hoje vai ser perfeito para você, que sempre está atrás de “mais só uma pecinha de roupa”... rs
Veja se você reconhece essa cena... você está assistindo sua influencer favorita, ela mostra uma sacola com roupinhas recém-compradas (ou recebidas...) para a próxima estação. Começa a mostrar peça por peça, novinhas em folha, prova com suas roupas, monta looks, a luz está perfeita, tudo maravilhoso e brilhando de novo...
Então, você pensa "poxa, essa roupa é linda, eu acho que poderia usá-la...”, e sem nem sequer perceber, lá está você, mais uma vez, em frente ao seu computador ou celular, navegando pelo site da loja, em busca daquela e de outras sei lá mais quantas peças...
Em algum momento, você pensou “mas por que afinal estou fazendo isso? Será que eu REALMENTE PRECISO DESSA BLUSA??”.
Bem, não precisa ser gênio para adivinhar que, na maioria das vezes, a resposta para essa pergunta seria NÃO, EU NÃO PRECISO DESSA PEÇA. E para sua surpresa, talvez se você for lá, olhar no seu guarda-roupa, vai inclusive notar que não só tem peças parecidas com aquela como às vezes, muito melhores, ou que você goste ainda mais!
Eu sei que esse momento, essa virada de chavinha, com certeza não é simples de fazer, e posso afirmar isso porque eu mesma era assim! E isso só aconteceu com o meu processo de mudança, a minha escolha consciente de buscar a minha personalidade de estilo, o meu estilo pessoal, acima da moda, da tendência.
Eu não sinto mais essa necessidade de comprar apenas pelo prazer de comprar! Ao contrário, eu sou agora muito, mas MUITO mais atenta às minhas compras!
Com certeza, todo esse amadurecimento e essa criação de consciência me fizeram chegar a um ponto em que eu compro muito menos, e o estritamente necessário para agregar ao meu guarda-roupa de maneira inteligente, ou substituir alguma peça do meu acervo que tenha se estragado, desgastado ou coisa do tipo.
Como essa missão pode parecer difícil ou até impossível para muitas pessoas, aqui estou eu compartilhando minhas dicas para que você consiga se inspirar a colocar isso em prática! Então, vamos lá!
DICA 1 - INSPIRE-SE
A melhor maneira de se inspirar é ter a consciência das peças que você já tem no seu guarda-roupa e se apaixonar sempre por elas!
Algo que ensino para as minhas alunas no CHIC e um dos passos mais importantes é sobre o inventário de cada peça, incluindo roupas íntimas! E além, a organização e disposição de cada peça no guarda-roupa! Inclusive chamei uma personal organizer para ensinar exatamente como guardar cada peça de roupa!
Com um guarda-roupa organizado, cheiroso, arrumado, suas peças bem guardadinhas, sempre cuidadas e alinhadas, você vai ter sempre a experiência de uma loja, de pegar aquela peça novinha, sentir a maciez, o cheirinho...
E claro que você vai conseguir reproduzir essa experiência se você cuidar das suas roupas dessa maneira! Toda vez que você tiver aquela vontade de ir comprar, vá até o seu closet e pegue sua peça favorita, aquela que te faz sentir bem, que te traga ótimas recordações!
Então, teste aquela peça com outras peças que você tem, crie looks diferentes, tente com diferentes formas, fotografe com seu celular, e você vai se surpreender como aquela peça mesmo pode criar looks completamente novos, sem você precisar gastar um centavo em uma nova peça!
2. CRIAR PASTAS DE INSPIRAÇÃO
Muitas pessoas me falam que têm um pouco de dificuldade em criar novos looks, mesmo com peças que já possuem ou novas, e acabam caindo na mesmice de sempre. Uma dica que eu posso te dar é recorrer, por exemplo, ao Pinterest!
É um ótimo recurso que pode te ajudar a criar inspirações bastante visuais, sobre looks que você gosta e que você busca incorporar em seu estilo pessoal. Por exemplo, você tem uma camisa branca, e quer ampliar as formas de usá-la. Você faz uma busca no Pinterest, e terá uma série de inspirações, que você poderá adaptar para sua identidade corporal, conjugada à sua personalidade de estilo!
Muitas vezes é só uma questão de arrumar a camisa de uma forma diferente, amarrá-la quem sabe, arregaçar as mangas, ajeitar a gola, enfim... isso pode ser o suficiente para transformar completamente o visual! E melhor, sem gastar nada!
3. CRIE SUA LISTA DE DESEJOS E ORGANIZE QUANDO IRÁ COMPRAR
Outra dica é algo que eu já faço há anos, e quem já me acompanha aqui no canal sabe e conhece!
Eu crio uma lista de peças que eu quero, seja para completar o meu acervo ou para substituir por algo que de desgastou, e compro basicamente uma única vez no ano, no Unboxing Day, que é um dia muito tradicional de compras aqui na Austrália, quando as lojas fazem grandes promoções e descontos.
Esses itens que vão para a minha lista são peças sobre as quais eu realmente pensei e planejei, não se trata de nada impulsivo. São silhuetas que sei que gosto, que favorecem minha identidade corporal, minhas cores pessoais, minha personalidade de estilo, e que ainda, combinam com tudo o que tenho.
Então, toda vez que você tiver aquela vontade louca de comprar ‘só mais aquela blusinha’, vá para a sua listinha, analise os itens aos quais você dedicou seu tempo e cuidado para incluir, e isso vai te ajudar a não perder o foco do seu objetivo, que é ser fiel ao seu verdadeiro estilo pessoal e ser consciente em relação ao que você compra.
4. FUJA DAS TENTAÇÕES!
Claro que sabemos que as lojas, sejam as físicas ou online, sempre serão atrativas e maravilhosas, esse é todo o objetivo afinal! (rs) E , mais claro ainda, se sentir impulsionada a comprar aquela blusinha tão linda, aquele casaco maravilhoso... então, minha próxima dica vai nesse sentido: pare de buscar o que você não está procurando! Rs
Sim, isso mesmo, essa regra vai ter que ser usada em mais ou menos intensidade para quanto maior for o seu controle ou descontrole na hora de comprar! Se você é aquela pessoa que a mão com o cartão funciona mais rápido que a cabeça, já sabe, apenas pare de ficar passeando nos sites ou nas lojas apenas por diversão!
Redirecione essa energia para a leitura, para pesquisar mais sobre sua identidade corporal, para buscar ampliar seu repertório, seja artístico, seja de estilo, toda vez que sentir aquela vontade louca de sair gastando só porque está entendiada. Use esse tempo para fazer algo realmente proveitoso, para organizar o seu closet, quem sabe!
Com isso em mente, cancele aquelas assinaturas automáticas de email das lojas, que vivem te mandando PROMOÇÃO, SUPER DESCONTO, CUPOM DE DESCONTO, e tudo aquilo que deixa seu dedo coçando para clicar e dar só uma olhadinha!
Se você tem um problema com compras, sim, você precisa desse foco! Sei que pode parecer um pouco radical rs mas a verdade é que se você está buscando uma forma de construir novos hábitos, de criar uma nova e melhor consciência, você não estará perdendo, mas sim ganhando, e muito!
Porque você não estará mais clicando naquele APROVEITE AGORA 30% OFF para comprar algo que você não precisa, mas sim, fará suas compras com a devida consciência do que é realmente necessário, ou não! É uma maneira muito mais saudável de abordar as compras, e acho muito útil eliminar a tentação. O que os olhos não vêem, o coração não sente (rs)
5. UMA ENTRA, OUTRA SAI.
Minha próxima dica é praticar a regra de “ENTRA UMA PEÇA, SAI OUTRA”. Ou seja, você não pode trazer nada de novo para o seu armário até remover algo dele.
Isso serve para que você não tenha a sensação de que tem um suprimento infinito de roupas que pode comprar! Ao invés disso, é realmente obrigada a fazer um balanço do que você já tem e se aquela peça nova que você quer é mesmo digna de ocupar um lugar no seu acervo, não apenas mais uma peça comprada por ser ‘baratinha’, ‘bonitinha’ ou algo do gênero!
Ter um closet lotado é simplesmente difícil de administrar: você sequer tem noção do que há nele, tem inúmeras coisas que não usa, e que sequer tem idéia que estão lá! E quando você não tem esse controle, naturalmente vai achar que precisa comprar mais porque ‘não tem nada para vestir’, pelo simples fato de sequer ter consciência do que realmente tem!
Mais uma vez, a organização é FUNDAMENTAL! Não importa qual o método que você use para organizar seu guarda-roupa, apenas faça!
Essa curadoria de suas peças é imprescindível para manter o que você realmente gosta de usar, o que realmente favorece sua identidade corporal e se conjuga à sua personalidade de estilo, e quem aqui for minha aluna do CHIC vai logo entender! (rs)
Depois de tantos anos de estudo, a criação do Método Meins veio exatamente da minha crença em que cada pessoa tem uma personalidade de estilo, que conjugada à sua identidade corporal, suas cores pessoais e suas características únicas, são infinitamente mais importantes do que a moda ou qualquer tendência!
Por isso, defendo tão firmemente que cada um cultive seu próprio estilo pessoal, único! 100% individual e exclusivo, sem que você precise entrar em nenhuma caixinha! É realmente um conhecimento inestimável e libertador!
Com certeza, focar em um objetivo que realmente valha a pena, estabelecer metas que você sinta prazer em concluir, é uma ótima maneira de redirecionar sua energia e seu pensamento.
Então, em vez de pensar ‘ah, não posso comprar’, pense no quanto você pode fazer com o que economizou simplesmente por deixar de comprar itens sem utilidade! Mais uma vez, criar essa consciência vai mudar a sua vida, e para melhor, posso garantir!
Espero que você tenha gostado dessas dicas, me deixe saber nos comentários se vai usar ou se já coloca alguma delas em prática! Beijos e até o próximo post!
Renata