Renata Meins - Com Renata Meins

Como falar bem em 10 passos

Como falar bem em 10 passos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Já preciso começar te contando uma verdade sem rodeios : eu não quero que você corra o risco de se vestir bem, ter uma aparência impecável, e quando for abrir a boca o que sair dela não condizer com a sua imagem!

Você é aquela mulher que tem o costume de falar de maneira grosseira e indelicada?  Então fica aqui, para saber mais! 


Na sua jornada para ser uma mulher elegante, é imprescindível refinar a maneira como você fala, afinal uma boa oratória é necessária para retratar exatamente a imagem de respeito  e classe que você almeja.


Hoje eu venho com 11 pontos cruciais que você deve considerar se quiser refinar a maneira como fala de uma vez por todas e se tornar elegante até por telefone! 


Ponto número 1. Não use “preenchedores”


Murmúrios e palavras como “aham, hum, tá”, entre tantas outras, transparecem que você está tentando ganhar tempo e não sabe o que está falando, que não estruturou bem a sua conversa, o que certamente pode entediar seu ouvinte. Treine para evitar o uso dessas expressões, faça uma pequena pausa para reunir seus pensamentos, se precisar, e depois continue a falar. Não há mal em tomar uma pausa se for preciso, falar rápido não significa necessariamente que você é eloquente, lembre-se que é melhor falar com coesão e de forma clara e fluente!


3. Não levante sua voz


Levantar a voz definitivamente tira a palavra “elegante” da sua lista. É grosseiro, rude, inadequado, dá ao ouvinte a impressão que você não tem equilíbrio emocional nem preparo para lidar com a situação. Se é algo que  faz parte da sua rotina, você precisa imediatamente combater, afinal não é essa a impressão que você quer deixar para as pessoas, eu tenho certeza que não.


4. Não fale demais


Me deixa perplexa ver algumas pessoas falando e dominando toda a conversa, simplesmente por sequer notarem a expressão facial do ouvinte. Se a pessoa apenas parasse para reparar nisso, perceberia como pode estar deixando a pessoa que ela está conversando entediado, ou até irritado por não conseguir falar! Não seja essa pessoa! A chave da boa comunicação é ser capaz de discernir quando você está falando demais, percebendo a reação de seus ouvintes.


5. Mantenha contato visual 


Isso indica aos demais que você está à vontade e concentrada, envolvida naquela conversa. Mas entenda: isso não significa ficar encarando de forma bizarra o seu interlocutor, que também não é nada elegante (rs). Seus olhos podem naturalmente se movimentar, mas evite olhar para baixo ao desviar o olhar, pois gera a sensação que você está desinteressada ou entediada.


Uma técnica que eu uso para quebrar o contato visual de uma maneira muito natural é dar uma leve viradinha no rosto, como quem vai limpar a garganta suavemente, porque afinal, como elegante que é, você não quer fazer isso na frente da pessoa (rs), ou ainda um breve sorriso, que faz os olhos levemente se fecharem.


Mostre ao seu ouvinte que você está ouvindo ativamente e não passivamente, e isso envolve mais do que não falar quando a outra pessoa está falando. Engajamento e expressão são importantes e mostram elegância na conversação!


6. Evite interromper


Interromper uma conversa é absoluta falta de educação e se é algo que você está acostumada a fazer, por favor, trabalhe duro para acabar com isso, pois transmite à pessoa que você realmente não se importa com o que ela está dizendo. Tem uma citação de Ernest Hemingway que diz: “Quando as pessoas falam, ouça completamente. A maioria das pessoas nunca ouve”. 

Isso infelizmente é o puro retrato de nossa sociedade, a maioria das pessoas não ouve com a real intenção de entender, elas ouvem com a intenção de responder, então, não seja essa pessoa!


7. Evite excesso de gestos com a mãos


Obviamente, não estou me referindo a movimentar levemente suas mãos, mas sim o excesso, espalhafatoso, gera uma impressão intimidante nas pessoas ao redor. É muito mais polido ser minimalista com os gestos das mãos. 


8. Evite o uso de gírias e palavrões


Se você está nessa jornada de refinamento,  é preciso se esforçar para ser sofisticada, polindo a forma de se exprimir, e isso significa se desapegar de qualquer coisa que seja grosseira! Pense, você não usaria gírias em uma entrevista de emprego, usaria? Então, já que tem esse bom senso, por que você faria isso nas demais situações? 


9. Não seja engessada… 


Sorria e seja expressiva, o que mais prezo tanto ao ensinar minhas alunas no CHIC, quanto aqui, em que trago um pouco desse conteúdo para vocês, é meu esforço para capacitar as mulheres a serem as melhores versões de si mesmas, não ser uma versão de outra pessoa, não a ser engessada!


Ser elegante não tem a ver com ser severa, rígida! É sobre ser firme e assertiva ao falar,  encontrando o equilíbrio. Observe a sua linguagem corporal, onde estão suas mãos, a forma como você para de pé, como se senta, sua postura, ombros, pescoço, rosto, as expressões do seu rosto, o contato visual, vá prestando atenção em tudo isso…


10. Evite gargalhar demais…


Nada melhor que uma boa risada, não é mesmo? Mas, cuide dos excessos. Rir de uma forma expressiva é uma coisa, outra é ser espalhafatosa, rir super alto e de forma chamativa. Por mais que você queira demonstrar ao seu interlocutor que achou graça, não necessariamente essa será a impressão que você vai conseguir. Pense sempre em suavizar seus gestos, tenha uma risada mais refinada, e isso significa menos teatro e muito mais feminilidade, de forma mais comedida e suave.


11. Amplie o seu vocabulário 


Como costumo dizer, conhecimento nunca é demais, e nem ocupa espaço! Leia mais, preste atenção no que consome! 


Não se trata de querer uma vaga na Academia Brasileira de Letras (rs), mas tão somente  ampliar seu repertório! Mulheres elegantes são poéticas e deixam impressões boas e duradouras, e isso irá te destacar, quando a grande parte do mundo se contenta com mediocridade! 


Muito bem meninas, espero que tenham gostado deste vídeo! Paras mais introvertidas, comece a praticar no espelho, comece treinando consigo mesma. A forma como falamos é tão importante, aliás, possivelmente mais importante do que a nossa aparência!Jamais queremos deixar a  impressão aos nossos ouvintes que não somos elegantes, somos mal educadas. Lembre-se que leva uma vida para construir uma reputação forte e boa, e apenas alguns minutos para acabar com ela! 


Se você gostou, compartilhe com suas amigas, e deixe nos comentários quais são os pontos com que mais se identificou! 


Beijos e até o próximo post!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter