Da teoria à prática - Como criei o método Meins e porque ele é tão especial
Que alegria começar esse blog! Esse já era um projeto tão sonhado e tão desejado, há tanto tempo! Com a correria dos dias, vamos acumulando alguns sonhos, e esse era um deles... Continue lendo!
Que alegria começar esse blog! Esse já era um projeto tão sonhado e tão desejado, há tanto tempo! Com a correria dos dias, vamos acumulando alguns sonhos, e esse era um deles, e estou tão feliz por ter dado finalmente os passos que me levaram a chegar aqui, ao meu blog!!
Então, sejam todos muito bem-vindos, esse será um espaço de muito conteúdo e muita troca de conhecimento!
Por isso, não poderia deixar de começar com chave de ouro! Vou começar te apresentando algo que me traz um imenso orgulho, fruto de muito trabalho e de anos de dedicação e estudos.
Bem, muitos de vocês já conhecem essa história, há muitos anos, meu relacionamento com a beleza iniciou com a maquiagem, quando fiz minha primeira formação na Escola Cameron Jane, me tornando uma make-up artist.
De lá para cá, a grande verdade é que eu nunca mais parei de estudar, de fazer novos cursos, de pesquisar, e me aprofundar cada vez mais nesse universo da beleza: maquiagem, cabelo, visagismo, Colorimetria, moda, estilo, enfim, cada pequeno detalhe que compõe esse tema.
Desde então, vocês não fazem ideia da quantidade de especializações que fiz, e do investimento com isso! Não apenas em dinheiro, mas no tempo empregado para entender cada dia mais sobre esses assuntos que tanto me fascinam.
O primeiro fruto de toda essa dedicação foi o MAKEUP ACADEMY RENATA MEINS, que fundei em 2016, e que forma profissionais maquiadores de altíssima qualidade em todo o mundo, através do ensino totalmente online. Desde então, já formou milhares de profissionais, e seguimos formando, ensinando todas as técnicas que aprendi no campo da maquiagem e visagismo.
Como nunca paro de estudar, nunca paro de aprender! Por isso, fui ampliando meu campo de estudos cada vez mais, e descobrindo muitas coisas incríveis... uma das coisas mais maravilhosas que entendi sobre mim é o quanto ensinar me dá alegria e satisfação!
Assim, fazia todo sentido para mim, ampliar a grade do Make-up Academy, e trazer um conteúdo tão exclusivo que me levou 3 anos para a criação! Sim, foram mais ou menos 3 anos para desenhar esse curso que abrangia temas que efetivamente mudaram minha vida!
Com todo esse carinho, surgiu o CHIC, meu segundo fruto, lançado em 2021, que já se encontra em sua segunda turma, impactando milhares de mulheres na compreensão de que corpo, mente e espírito são os pilares para a construção de uma vida não apenas mais bela e elegante, mas especialmente, valorosa!
O terceiro fruto é a Especialização CHIC, que surgiu para as mulheres que não apenas querem esse impacto em suas vidas, mas querem disseminar esse impacto na vida de tantas outras mulheres. Assim, ensinamos nossas Consultoras CHIC a como trazer a mudança na vida das suas clientes.
Para criar todo o material que compõe a grade dos meus cursos, como mencionei, foram anos e anos de estudo, de pesquisas, de cursos que eu mesma fiz, de teorias e mais teorias que fui descobrindo, testando, aplicando, questionando, comparando...
E diante de tantos testes e conclusões, começou a fazer muito sentido estabelecer uma forma que eu realmente acreditava, unindo esse conhecimento para propor uma maneira extremamente prática de utilizar essas teorias a nosso favor, sempre.
Foi assim que surgiu o MÉTODO MEINS, que não se trata de uma nova teoria, mas sim da forma como sistematizei a aplicação das teorias mais importantes que fazem parte do meu campo de estudos: sistema de identidade corporal, Colorimetria, estilos universais, pontos de equilíbrio, enfim, tudo o engloba a verdadeira harmonia para uma apresentação pessoal elegante, simples e efetiva.
Foi verificando o grau de dificuldade que aparecia para a maior parte das pessoas na aplicação prática de teorias como a de David Kibbe e identidades corporais, ou no sistema sazonal expandido, e ainda mais, na tentativa de unir ambas as teorias que eu notei a necessidade de entregar um caminho mais simples a ser seguido para minhas alunas!
Não, minha missão não foi pequena (risos). Precisei mesmo estender a fundo cada um desses pilares que compõe o Método Meins muito profundamente, para enxergar os pontos em que as teorias convergiam ou divergiam, e principalmente, onde as aplicações eram efetivas e revolucionárias.
Eu digo sim revolucionárias, pois o que vemos infelizmente é um monte de teorias que muito mais nos aprisionam, que tentam nos colocar em caixinhas, tirando nossa liberdade de ser quem verdadeiramente somos... que não respeitam nossas formas, nossas cores, nossas características que nos tornam únicas e incríveis!
Que tentam nos padronizar, nos empurrando goela abaixo estereótipos quase que inalcançáveis, nos gerando muita ansiedade, descontentamento, e a impressão de que nunca seremos aquela pessoa de quem teremos orgulho. Que nunca teremos aquele visual que realmente nos representa. Que nunca seremos nossa melhor versão!
O Método Meins vem na contramão de tudo isso, a proposta é justamente criar uma maneira de aplicar o melhor de cada teoria de forma individual e personalizada para cada mulher, buscando cada uma de suas características individuais e únicas, e levando em conta sua rotina, seu estilo de vida, seus gostos pessoais e tudo que faz parte da sua vida.
De forma bem simplificada, começo entendendo sua identidade corporal, para compreender quais as melhores linhas, formas, texturas, estampas, tecidos vão abraçar aquele corpo. O método Kibbe Body Type consiste em 13 tipos de identidades corporais. Cada mulher dentro desses 13 "grupos" possuem características únicas e individuais que não só precisam, mas DEVEM ser levadas em consideração.
Por exemplo, uma das indicações de Kibbe seria que as mulheres da família Gamine ficam melhores usando cabelos mais curtos. Mas já observei mulheres com essa identidade corporal que possuem um rosto alongado. E assim, aplicando o Método Meins, que une a teoria de identidades corporais à teoria de ponto de equilíbrio, noto que ela ficará melhor com um cabelo mais alongado, que irá equilibrar suas feições de maneira muito mais harmônica e individual!
Outro ótimo exemplo é o decote de gola alta. Ele é uma recomendação para algumas identidades, conforme a teoria de Kibbe. Mas será que ele fica bem para todas mesmo, ainda que sejam daquele tipo para o qual a recomendação é dada? Claro que não! Diversos fatores vão impactar no seu caimento, como por exemplo, o tamanho do busto, do pescoço e do rosto daquela determinada mulher! Para isso, é fundamental essa visão única que trazemos para a aplicação dessa e de todas as demais teorias!
E o que mais prezo em ensinar para as minhas alunas é a importância de não sair de uma caixinha, para se enfiar em outra (risos). O tempo todo repito para elas, que levar em conta simplesmente o sistema de identidades corporais não é a chave de tudo: o mais importante é compreender as diferenças e individualidades de cada mulher, os detalhes que a diferenciam e a tornam única, pois a prática excede a teoria! Os tipos são apenas um dos pontos, um dos parâmetros, mas as características únicas, de cada uma, são fundamentais, e essa foi uma das razões da criação do Método Meins, para que a aplicação da teoria não fosse “bruta”, mas sim lapidada para cada incrível mulher que será beneficiada por todo esse estudo.
Depois de estabelecer a identidade corporal, e de avaliar todas as particularidades daquela pessoa, já consigo saber as suas melhores estruturas, não só em relação às formas e linhas, mas também na coloração, já que cada identidade possui sua indicação para uso de cores que leva em consideração a atuação das cores diante da estrutura e composição muscular e formas de cada mulher.
Assim, começo a entender como as cores refletem naquela estrutura, e passo a buscar as características individuais de cores daquela mulher, entendendo em qual temperatura e contraste ela se enquadra, e observando suas cores pessoais, através da aplicação do sistema Zyla.
Esse sistema realmente se apresentou de forma excepcional aos meus olhos, pois mais uma vez, nos liberta de padrões... ele nos permite observar as cores existentes em nós mesmas, únicas e exclusivas, para conseguir a melhor harmonia, recriando essas mesmas tonalidades e contrastes que já estão em cada mulher em sua vestimenta.
No MUA, eu apresentei o Método Sazonal como forma de análise de Colorimetria, e no CHIC, apresentei o Método Sazonal Expandido. São teorias muito usadas, especialmente o Método Expandido, que está em alta atualmente.
Porém, nada contra, mas para ser bastante honesta, eu sentia a dificuldade das alunas em colocá-lo efetivamente em prática. Não só porque demanda muito conhecimento técnico para a aplicação, mas também material, tecidos, cartelas. Embora conheça esse método, eu particularmente nunca me prendi a ele na escolha das minhas próprias roupas, nunca carreguei minha cartela comigo na hora de fazer minhas compras de roupas...
Por isso me aprofundei na busca de algo que realmente simplificasse a vida e que, ainda assim, fosse realmente funcional e efetivo, que funcionasse de verdade e fosse simples, prático e de fácil entendimento!
A descoberta da teoria de David Zyla fez todo sentido para mim, e se integrou perfeitamente às outras teorias nas quais eu acredito e confio! Inclusive, deixem saber aqui nas mensagens se vocês querem que eu conte um pouco mais sobre essa forma maravilhosa de aplicação da Colorimetria, é realmente especial!
Muito bem, então continuando a explicar como funciona o Método Meins, já descobri a identidade corporal, características individuais e cores pessoais, e vou então buscar a personalidade de estilo, somando a tudo isso que já vimos a teoria dos 7 estilos universais.
Agora é preciso olhar individualmente para a rotina e estilo de vida daquela mulher, com o objetivo de, independentemente de quais estilos ela possua, que encontre sua melhor e mais elegante versão em cada um deles. Que consiga encontrar o seu refinamento único!
Harmonia é repetição, e levo isso em conta em cada um dos passos do Método Meins, buscando que o estilo autêntico de cada mulher seja revelado de dentro para fora, levando em consideração sua própria personalidade e cada característica que a torna única e especial.
Olha, sem falsa modéstia, posso dizer que o Método Meins utiliza da aplicação prática das mais eficazes teorias ao mesmo tempo em uma consultoria, de forma totalmente coesa e sensível!
Te falo com confiança, depois que você ver, não vai conseguir mais desver!
Um trabalho de anos, e que com certeza ainda não acabou, pois acredito que jamais devemos parar de estudar, entender, buscar conhecimento! Tenho certeza de que há espaço para ainda mais evolução e esse é o meu compromisso, comigo mesma, com minhas alunas, com meu público...
Realmente me emociono em poder compartilhar com vocês algo que eu vejo mudar a vida de tantas mulheres... cada depoimento, mensagem que recebo, me relatando isso tudo sendo colocado em prática... e quantos frutos lindos e preciosos resultando disso tudo!
E nada como demonstrar isso com esse exemplo de uma querida aluna, que experimentou e comprovou que o que estou descrevendo é a mais pura verdade!
Essa é a nossa aluna Samara, ela fez o CHIC na turma 1.0, e depois optou por também seguir na Especialização, que concluiu em Março/2022.
Essas são as fotos que ela nos apresentou no comecinho do curso regular… vejam que não está nada tão gritante, se vocês a vissem na rua, diriam que ela está ok, uma menina arrumada, certo?
Já essas, são as fotos mais ou menos na metade do curso regular, você percebe como já se vê uma mudança acontecendo?
Após isso, ela recebeu o resultado de sua análise Kibbe, e ela é uma Clássica, uma raridade na verdade, como costumo falar entre as minhas alunas! Ela recebeu todas as indicações para essa identidade corporal, e de todas as aulas ensinadas, finalizou o curso regular, e passou para a especialização. Vejam agora as fotos que ela apresentou nessa fase:
Não tem como não perceber essa mudança! Antes, ela era uma menina arrumada, mas agora ela simplesmente BRILHA nas indicações de sua identidade, e conseguimos ver o refinamento, não só nos seus looks, como na sua postura. Ela verdadeiramente buscou e conseguiu encontrar a sua melhor versão!
Até arrepia de ver! Eu não consigo controlar meu sorriso, nem minhas lágrimas quando eu vejo, é surreal e tão maravilhoso fazer parte dessa e de todas as transformações que vemos nascendo de dentro pra fora, em cada uma das alunas!
Não tem como não sentir o direcionamento de Deus em cada passo dessa jornada, e do Seu carinho unindo propósitos semelhantes, para que eu pudesse entregar algo que tem essa missão e objetivo, de impactar de maneira ímpar, edificante e verdadeira a vida de tantas mulheres.
Esse é mais um “filho” nascido de muito amor e dedicação, e estou tão feliz em poder compartilhar essa novidade por aqui, outro sonho imenso que eu tinha!
Agora espero você em cada postagem que compartilhar, esperando seus comentários, suas idéias, e toda essa troca carinhosa de informação! Não deixem de me contar o que acharam, certo? Um grande beijo, e te espero no próximo post! Renata.