Renata Meins - Com Renata Meins

Mentiras sobre o Kibbe Body Type

Mentiras sobre o Kibbe Body Type
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Vou hoje desmascarar uma série de mentiras sobre o sistema Kibbe! Continue lendo…

Olá queridas! Vou hoje desmascarar uma série de mentiras sobre o sistema Kibbe!

Ao longo dos anos, o sistema Kibbe  foi reinterpretado e mal interpretado inúmeras vezes, e por consequência disso muitos equívocos da  teoria aconteceram, equívocos que acabaram distorcendo o sistema e o tornaram  difícil de entender e consequentemente, de usar. 

Por isso, é importante desmascarar algumas dessas falsas concepções sobre certas identidades de imagem porque são obstáculos em nosso caminho!

Natural Extravagante só fica bem com estilo boho

O sistema Kibbe nunca foi sobre estilos específicos de roupa, sempre foi sobre como determinar o equilíbrio de essências e, em seguida, seguir as características de uma pessoa para construir roupas e looks. As mulheres que pertencem à identidade de imagem Natural Extravagante podem ter o estilo que quiserem!

Gamines se beneficiam de detalhes por isso precisam de uma quantidade "insana" de detalhes em seus visuais

Só de pensar já dá preguiça, imagina! Coitada da gamine! Sim é verdade que Gamines exigem detalhes em seus visuais por causa de sua justaposição única de essências, mas o detalhe pode estar em diferentes texturas de tecido combinadas na roupa, jóias, estampas, qualquer coisa. Uma Gamine não precisa se parecer com a Lady Gaga para honrar sua combinação de essências única, a menos que queiram, é claro!

Adicionar uma faixa contrastante é a melhor maneira de 'quebrar a linha' para Gamines

Um cinto é apenas um elemento que pode funcionar para uma roupa ou não. Mas a gente tem que fazer valer a percepção estética no geral. Muitas peças de roupa não ficam bem quando combinadas com cinto. Por exemplo, cardigans longos ainda emitem a linha vertical rígida, com ou sem cinto! O que realmente precisa ser alcançado com a quebra da linha é construir a roupa de uma maneira que não dê a sensação de uma longa vertical para acompanhar a característica dessa identidade. 

Gamine Suave parece uma adolescente X Romântica Teatral parece uma mulher

Essas identidades de imagem são diferentes em seu equilíbrio de essências, NÃO especificamente em sua aparência jovem ou quaisquer outras formas subjetivas. Gamines Suaves são mulheres adultas, assim como Românticas Teatrais, e esses estereótipos acabam criando concepções muito erradas sobre cada tipo!

Dramáticas não podem ter cintura pronunciada - seu formato é mais reto

Como já falei muitas vezes, quem vê cintura, não vê Kibbe!! Ter uma cintura evidente ali naquela beleza não exclui que ela possa ser uma Dramática. A questão é mais sobre curvas ou ausência dela em toda a sua beleza e só na cintura. Você pode checar várias Dramáticas verificadas  pelo próprio Kibbe, como Alexis Smith, Faye Dunaway ou Greta Garbo e notará que todas elas têm uma cintura pronunciada. O foco real aqui deve ser nas curvas e se elas definem as características do corpo. Ter uma cintura pronunciada não significa automaticamente ter curvas. Inclusive se quiserem eu faço um vídeo mais aprofundado sobre curvas pra vcs 

Para Gamines Suaves, uma estratégia à prova de falhas é usar um estilo preppy

Este tipo de estilo:

 Mentiras sobre o Kibbe Body Type

Encontrei esses exemplos pesquisando 'Exemplos de roupas Gamine Suave' e verificando as sugestões de pessoas que se dizem ‘entendedoras’ do sistema Kibbe. Muitas dessas roupas sequer estariam de acordo com o livro que carrega a teoria. Exatamente porque nesse estilo encontramos roupas muito simétricas, algumas com elementos geométricos muito rígidos, o que não é a melhor escolha para uma Gamine Suave, algumas das roupas são muito rígidas ou muito largas e não construídas. Por isso, um estilo não define jamais um kibbe, tenha isso em mente. 

No livro Metamorfose (1987), David Kibbe diz sobre as linhas para a Gamine Suave: “Linha e silhueta: linhas quebradas e curvas. Contorno fortemente afilado. Linhas pequenas e bufantes com bordas nítidas. Linhas pequenas drapeadas com bordas afiladas. Evitar: silhuetas geométricas. Silhuetas amplas e não construídas. Silhuetas suaves e fluidas. Silhuetas simétricas. Todas as linhas alongadas. Todas as linhas horizontais fortes. Todas as linhas suaves. Linhas retas severas.”

Por exemplo, a jaqueta branca na linha inferior tem um estilo geométrico nítido, exatamente o que não é sugerido para a Gamine Suave. Esse tipo de roupa super simétrica a faz parecer ‘quadradona’, desproporcionalmente larga, atinge suas curvas em todos os lugares errados e não honra a pequenez e forma curvilínea de forma alguma. 

Mais uma vez, repita comigo: itens específicos de roupa não têm identidades de imagem, é a forma como todo o visual é construído que importa. Acima de tudo, estilos específicos não "pertencem" a identidades de imagem específicas.

Gamines Extravagantes são “Dramáticas em miniatura”

O fato é que as identidades de imagem são unidades autônomas, não podem ser comparadas e não se sobrepõem. Até consigo entender quando alguém compara similaridades dentro da mesma família, eu vejo o ponto em como comparar uma Gamine a uma Gamine Extravagante…, mas a Gamine Extravagante e a Dramática são duas identidades corporais simplesmente muito diferentes. Em termos de equilíbrio de essências, as Dramáticas são dominantes na essência masculina, enquanto a Gamine Extravagante tem uma combinação de opostos, com um leve domínio de essência masculina.

Gamines Extravagantes precisam ter “olhos grandes ” como Audrey Hepburn ou Twiggy

Em primeiro lugar, o equilíbrio de essências de cada pessoa é único e ter ou não uma característica específica não "decide" a identidade da imagem. 

São as características do corpo que impactam na escolha de roupas. Além disso, note que Gamines Extravagantes verificadas por Kibbe, como Tina Turner ou Shari Belafonte não têm olhos nada grandes. A face é mais um ponto de definição da Identidade, mas não decisivo. 

A essência feminina nessa ID não vem necessariamente de olhos grandes. A combinação das essências de cada pessoa é única e estamos procurando uma combinação de essências específica - não características específicas.

As clássicas são elegantes, polidas, refinadas, adequadas, graciosas, etc.

Para resumir, estilo e personalidade não se conectam de forma alguma com a identidade Kibbe. 

Uma pessoa pode ser todas essas características e se vestir dessa maneira ou pertencer a uma identidade Clássica e associar-se a características 100% diferentes. 

Se você acha que poderia estar dentro da família Clássica, mas essas características estereotipadas fazem você sentir que 'não se encaixa', lembre-se de que esses estereótipos são irrelevantes. 

Identidade corporal se refere à essência física, à combinação de essências, que significa características do corpo, não personalidade! 

As descrições vívidas que David Kibbe usou no livro foram uma maneira poética de explicar como as essências se combinam para cada identidade de imagem, não se referem a tipos específicos de personalidade.

Espero que você tenha gostado, deixe nos comentários se você acreditava em algum desses mitos! Um beijo e até o próximo post!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter