Renata Meins - Com Renata Meins

O que você precisa saber sobre sistema de identidade corporal

O que você precisa saber sobre sistema de identidade corporal
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Quero te apresentar um conceito que mudou minha vida, e tenho certeza de que também irá mudar a sua! Me responde: O que torna algo bonito, seja uma roupa... Continue lendo.

Quero te apresentar um conceito que mudou minha vida, e tenho certeza de que também irá mudar a sua!

Me responde: O que torna algo bonito, seja uma roupa, um animal ou um edifício?

Posso dizer, sem dúvida, que é o sentimento de harmonia e admiração que nos preenche a gente se depara com essa junção. 

Quantas vezes, ao ver uma pessoa lindamente vestida, você pensou:

“UAU, será que em algum momento vou me sentir assim?”.

Quantas vezes você olhou seu guarda-roupa e pensou: “não tenho NADA para vestir...”

Sim, todos nós já pensamos nessas coisas em algum momento da nossa vida, pensamos se conseguiríamos dominar essa habilidade do bem-vestir, aquela sensação fantástica que temos quando vestimos algo que se assenta em nós perfeitamente e nos faz sentir assim mesmo, no topo do mundo!

Aí, você pode me dizer, “mas ah, Renata, isso tudo é vaidade, o que eu visto não é o que sou...”.

E eu não podia discordar mais! Primeiramente porque, roupas são uma necessidade, ou você sai por aí nuzinho? (rs)

Segundo, eu já demonstrei nos meus workshops, que o nosso cérebro leva frações de segundo para interpretar o que ele vê e criar um juízo de valor sobre aquilo. Sim, a primeira impressão conta muito mais do que você imagina!

Então, por que não escolher nossas roupas e cuidar da nossa imagem de uma forma que aumente nossa auto aceitação, auto capacitação e autoexpressão? De forma intencional? Por que não adotar nossas características únicas, exclusivas, em vez de tentar “consertá-las” o tempo todo?

A sociedade e vários padrões de beleza continuam nos dizendo que não somos o suficiente. Mas eu te digo, nós SOMOS! E podemos mostrar o que há de melhor em nós.

Eu trouxe esse conceito, entre inúmeros outros, para o meu curso C.H.I.C– Curadoria Humana de Identidade e Comportamento, que já está em sua segunda turma, e já capacitou milhares de mulheres a enxergar a beleza da sua individualidade, para libertá-las de tantas caixinhas impostas.

Quero te apresentar uma das ferramentas que compõe o Método Meins, resultado de anos de pesquisa, estudo e aplicação prática, que com muita humildade e sim, orgulho, trouxe para as milhares de mulheres que já passaram pelo CHIC!

Para mim, o sistema de identidade corporal, que foi teorizado nos anos 80 por David Kibbe, não é apenas uma ferramenta para aprender o que fica bem em cada um, mas uma maneira de pensar, com uma perspectiva de auto aceitação, e uma oportunidade de cada um se expressar!

Todo mundo já escutou sobre o “sistema de frutas”, que 'ensina' como tornar o corpo mais 'proporcional', como se fosse preciso enfiar todos os corpos dentro de uma ampulheta para torná-lo bonito!

O sistema de identidade corporal, na contramão, ensina que você já tem o que é preciso para brilhar! Enquanto centenas de vários sistemas existentes apenas repetem como devemos tentar ser outra pessoa, o sistema de identidade corporal te oferece a chance de abraçar e apreciar suas formas.

Esse sistema incrível não coloca as pessoas em caixas, mas as liberta, encoraja a abraçar sua beleza única, o que vai diretamente ao encontro do que eu acredito, e por isso não podia deixar esse instrumento poderoso de fora do meu curso, e muito menos fora do Método Meins, que eu sistematizei com tanto cuidado, para ajudar a todos que eu puder tocar com essa chave poderosa!

E como funciona a identidade corporal?

Bem, somos 7 bilhões de pessoas ou mais nesse mundo e podemos dizer que o Criador foi bastante criativo, já que cada pessoa tem sua forma e características únicas. 

Mas algo que podemos observar é que algumas características estruturais, ossos, musculatura, massa, linhas, formas, proporções, entre outras características comportam mais ou menos da mesma forma em determinadas pessoas, e é aí que nasceram os 13 tipos de identidade corporal, que são divididos de acordo com algumas características, mais ou menos parecidas, que se apresentam em cada pessoa, de acordo com o seu balanço entre essências feminina e masculina. 

O equilíbrio entre as essências feminina e masculina em cada pessoa é único.

Esse sistema se baseia em “acomodar” as características que uma pessoa possui, facilitando sua forma de vestir, porque a roupa vai abraçar essas características. O que se estende a toda beleza, cabelo, maquiagem, acessórios dos mais detalhados! Quando você aprende os tipos de corpo e como se vestir de acordo com eles, você obtém apenas 1% do valor que poderia com o sistema de identidades corporais!!

Esse sistema tem certas identidades de imagem, mas algo que repetimos e repetimos é que não se trata de estilo!! Essas identidades de imagem não são rígidas e o truque é avaliar o equilíbrio individual de essências e, em seguida, construir seus looks de acordo com a situação em que vão ser usados, com seu próprio gosto!

O sistema contempla 13 tipos de corpos como mencionei, e cada um tem seu próprio equilíbrio entre as essências, que trazem características peculiares a cada identidade. Vamos conhecê-las:

1. Dramática – a ponta da essência masculina, reta, estreita e linha vertical longa (não curvilínea), angularidade acentuada, afiada em vez de delicada.

*Alongamento (essência masculina) “exclui” delicadeza - para serem verdadeiramente delicadas, as características devem ser curtas e estreitas – essência feminina.

2. Dramática Suave – essência masculina com uma pitada de essência feminina, representada pelas curvas e carne macia que recobrem sua linha vertical longa e angularidade acentuada.

3. Natural – essência predominante masculina, mas caracterizada pela largura e angularidade, e não pelo afiado e angular, característico da família Dramática.

4. Natural Suave - moderada a ligeiramente pequena, largura e angularidade de essência masculina, ligeiramente curvilínea, que vêm da sua dose extra de essência feminina.

5. Natural Extravagante - larga (largura na parte superior das costas e ombros), longa linha vertical, predominante em essência masculina.

6. Clássica – moderada e equilibrada, em que as essências feminina e masculina são vistas homogeneamente.

7. Clássica Suave - moderada e equilibrada, elementos de essência feminina adicionais, como leve carnosidade e redondeza, membros moderados a curtos, curvas são suavemente definidas e uniformes, mas não exuberantes ou obviamente pronunciadas.

8. Clássica Dramática - moderada e equilibrada, elementos de essência masculina adicionais, como ligeira angularidade, podem ter características ligeiramente nítidas, angulares ou quadradas.

9. Gamine – essências feminina e masculina distribuídas de forma heterogênea.  

10. Gamine Suave – pequena, curvilínea, com angularidade e/ou largura delicada, essências feminina e masculina distribuídas de forma heterogênea com um extra de essência feminina.

11. Gamine Extravagante - pequena, não curvilínea, vertical, com leve angularidade e/ou largura, essências feminina e masculina distribuídas de forma heterogênea com extra de essência masculina.

12. Romântica Teatral – essência feminina em curvas estreitas, petite, com um acréscimo de essência masculina delicada (por exemplo, ombros estreitos ou traços faciais pequenos e ligeiramente acentuados).

13. Romântica – a ponta da essência feminina, curvilínea, moderada a pequena em termos de linha vertical.

Ufa!!!

Eu sei que sua cabeça deve estar rodando com toda essa informação, é verdade, é muita coisa mesmo, é um conhecimento incrível e revelador, que pode mudar completamente a maneira como você vê suas próprias características. Isso, para mim, não tem preço!

É sim uma longa jornada, que você não completará em um dia. É muito menos sobre “com que roupa eu vou” e muito mais sobre autoconhecimento! Exato, é profundo dessa maneira! Demanda paciência, mas de repente, uma hora, tudo faz sentido!

Por isso, fiz questão de trazer um pouco desse universo que abordamos tão profundamente no CHIC e na ESPECIALIZAÇÃO CHIC, aqui para o meu blog!

Então, vou começar a trazer o que eu chamo carinhosamente de PITADAS DO MÉTODO MEINS, para dividir com quem me acompanha há tanto tempo, e sim, com você que acabou de chegar!

A sua participação vai nos ajudar a dar o tom dos nossos posts: deixe nos comentários suas curiosidades, temas que você gostaria que eu abordasse sobre esse assunto, e assim vamos trazendo o conteúdo que mais seja interessante!

Espero que vocês tenham gostado, um grande beijo, te vejo no post!!


Renata.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter